23/03/2009

COMO ESTUDAR PARA UM TESTE

Como prepararas um teste?

Os testes, as fichas de avaliação ou os exames são dos momentos mais importante da tua vida escolar.
Deves preparar-te bem e com antecedência para conseguires bons resultados.
O medo ou alguma ansiedade são normais e, até certo ponto, preparam-te para a acção, na medida em que é necessária alguma adrenalina para enfrentares o desafio que é uma avaliação. Tudo o que te exija velocidade de raciocínio, de esforço, de concentração, de resistência, de destreza, implica que estejas alerta, activo e muito atento.

Antes do teste:

  • Estuda com tempo. Estudar apenas na véspera normalmente dá maus resultados e não te deixa tempo para tirares todas as tuas dúvidas. A véspera deve ser reservada para uma revisão final da matéria e não para estudar toda a matéria. Nunca ouviste dizer: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”? Então prepara-te com alguma antecedência!
  • Treina-te a dar as respostas possíveis, por exemplo resolvendo testes antigos ou os testes formativos do manual. Um jogo de perguntas e respostas, que podes fazer com os teus colegas, costuma dar bons resultados.
  • Procura dormir bem: a frescura física é uma condição essencial para ter sucesso numa prova de avaliação.
  • Encara as provas com autoconfiança: o medo excessivo é um obstáculo ao teu êxito escolar.
  • Traça previamente um plano de estudo dos conteúdos e reserva, para a véspera da prova, a revisão final.
  • Volta a ler os sublinhados do texto do manual, as anotações e os apontamentos para melhor consolidares os teus conhecimentos.

Durante a realização do teu teste:

  • Não te esqueças de levar todo o material necessário à realização do teste.
  • Lê todo o enunciado da ficha antes de responderes, pois poderás tomar as atitudes mais correctas quanto à distribuição do tempo e à forma de organização das tuas respostas.
  • Distribui o tempo pelas várias perguntas, tendo o cuidado de deixar os últimos 5 ou 10 minutos para uma leitura/revisão das respostas.
  • Procura captar sempre o sentido exacto das questões, conhecendo previamente o significado de termos como: Define, Interpreta, Explica, Analisa, Comenta, Relaciona, Explicita. Lembra-te de que as perguntas mal compreendidas serão quase sempre as mal respondidas.
  • Faz uma lista de tópicos antes de começares a responder. De seguida, ordena-os de forma lógica e coerente e, só depois, elabora a tua resposta.
  • Começa a responder às perguntas mais simples e fáceis. Em caso de dificuldade, não te deixes bloquear e passa imediatamente a outra questão.
  • Responde de forma clara e segura. Evita falar daquilo que não dominas muito bem.
  • Cuida a tua caligrafia, pois a legibilidade de um texto facilita a sua avaliação. Se o professor não conseguir ler a tua resposta não poderá considerá-la correcta e tu só perderás com isso!


Após a entrega/correcção da prova:

  • Quaisquer que sejam os resultados, solicita ao professor um comentário à tua ficha.
  • Em casa, consulta o manual e responde às questões em que tiveste mais dificuldades. Recorre de novo ao professor se ainda tiveres alguma dúvida.
  • Se tiveres uma nota baixa, não encares o resultado com uma derrota… Assume a responsabilidade e, sobretudo, lembra-te de que é apenas um aviso de que deves estudar mais ou melhorar os teus métodos de estudo. Confia em ti e não desanimes.
  • Se obtiveste uma boa classificação, orgulha-te do resultado mas não o encares com triunfalismo. Continua a trabalhar, pois essa é a chave para o teu êxito.


NOTA:
para saberes mais sobre como estudar, como fazer resumos e esquemas e como tirar apontamentos, consulta este sítio: Núcleo de Apoio ao Aluno, pois aí encontrarás algumas dicas que te poderão ser bastante úteis!

17/03/2009

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS (parte 2)

*ORAÇÕES COORDENADAS*
1- Orações coordenadas copulativas
Exprimem a simples adição de orações. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: e; nem, também.
     - Locuções: não só...mas também; tanto...como; não só...como também.
Ex: Chove e troveja.

2- Orações coordenadas adversativas
Indicam oposição ao que se disse anteriormente. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: mas; porém; todavia; contudo.
     - Locuções: no entanto; apesar disso; ainda assim; não obstante.
Ex: A avestruz tem asas, mas não voa.

3- Orações coordenadas conclusivas
Indicam uma conclusão tirada do que se disse anteriormente. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: pois; portanto; logo.
     - Locuções: por consequência; por conseguinte; pelo que, por isso
Ex: A terra está molhada, logo choveu.

4- Orações coordenadas disjuntivas
Exprimem alternância, distinção ou contraste. Podem ser introduzidas por:
    - Conjunções: ou (repetido ou não).
     - Locuções: ora...ora; quer...quer; seja...seja; seja...ou; já...já; nem...nem.
Ex: Ora chove ora faz sol.


*ORAÇÕES SUBORDINADAS*
1- Orações subordinadas temporais
Expressam a ideia de tempo. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: quando; enquanto;
     - Locuções: logo que; depois que; desde que;
Ex.: Ele chamou o elevador quando eu fechei a porta.

2- Orações subordinadas causais
Expressam a ideia de causa ou o motivo. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: porque; pois; como;
     - Locuções: visto que; pois que; por causa de;
Ex.: Não vou sair, porque está a chover.

3- Orações subordinadas finais
Expressam ideia de fim (objectivo). Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: para (= para que);
     - Locuções: para que; a fim de que;
Ex.: Estudem, para que passem de ano.

4- Orações subordinadas condicionais
Expressam uma condição ou hipótese. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: se;
     - Locuções: salvo se; excepto se; a não ser que;
Ex.: Se estudares tens o teu futuro garantido.


5- Orações subordinadas consecutivas
Expressam uma consequência. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: que (antecedida por "tanto, de tal modo");
     - Locuções: de maneira que; de forma que; de modo que;
Ex.: Aindei à chuva, de modo que fiquei constipado.


6- Orações subordinadas comparativas
Expressam uma comparação. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: como, conforme;
     - Locuções: assim como... assim também; tão... como;
Ex.: Aquele animal é forte como um elefante.


15/03/2009

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS (parte 1)

*FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA*
A frase pode ser constituída por uma ou mais orações.
Uma oração é a unidade gramatical organizada à volta de um verbo.


Frase simples é aquela que é constituída por uma única oração, contendo, portanto, um só verbo conjugado (apresenta, assim, apenas um sujeito e um predicado).
     Ex.: Os meus pais oferecem-me muitos livros.
Frase simples (uma só oração, um só verbo conjugado)


Frase complexa é aquela que é constituída por duas ou mais orações. Apresenta, portanto, mais do que um predicado e muitas vezes mais do que um sujeito.
     Ex.: Os meus pais oferecem-me muitos livros porque eu gosto muito de ler.
Frase complexa (duas orações, dois verbos conjugados)


Na frase complexa, há duas maneiras de ligar as orações: pela coordenação e pela subordinação.

Coordenação (Orações coordenadas)

Os meus pais saíram. Eu fiquei em casa a ler.
(Frase simples) + (Frase simples ) 
Estas duas frases simples e independentes podem ser transformadas numa frase complexa, estabelecendo-se entre elas uma relação de coordenação através de uma conjunção coordenativa. 
Ex.: Os meus pais foram ao cinema, mas eu fiquei em casa a ler.
(oração coordenada) + (oração coordenada)
mas = conjunção coordenativa 
Como verificas, as orações coordenadas não dependem uma da outra; podem, por isso, separar-se e constituir orações independentes.
Nas orações coordenadas, cada uma das orações tem um sentido próprio e independente da outra oração. 
As orações coordenadas podem ser 
copulativas, adversativas, disjuntivas e conclusivas 
conforme a conjunção coordenativa que as liga.

Subordinação (Orações subordinadas) 
Ex.: Os meus pais foram ao cinema quando acabaram de jantar.
(oração subordinante) + (oração subordinada temporal)
quando = conjunção subordinativa temporal 
Ex: Os meus pais foram ao cinema porque queriam distrair-se
(oração subordinante) + (oração subordinada causal)
porque = conjunção subordinativa causal 
Como verificas, as orações quando acabaram de jantar e porque queriam distrair-se apenas podem ocorrer em articulação com a oração principal (subordinante)
Nas orações subordinadas há uma oração que tem sentido próprio (oração subordinante) e outra (ou mais) que não tem sentido próprio (oração subordinada) e que, para ter sentido, está dependente da outra, está subordinada à outra. 
As orações subordinadas podem ser 

temporais, causais, finais, consecutivas, condicionais, comparativas 
conforme a conjunção subordinativa que as introduz.



EM RESUMO:




Para ver, com mais pormenor, as características de cada um dos tipos de orações coordenadas e orações subordinadas, consulta o texto

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